Publicidade

Novo software de anúncios decifra sua personalidade...Será?

Um novo software de publicidade vai saber (quase) tudo sobre você. A IBM está testando um novo software que analisa os posts dos usuários do Twitter em busca de seus traços de personalidade. A partir desses dados, anúncios diferentes seriam direcionados a cada consumidor...

O software da IBM capta centenas ou milhares de posts públicos no Twitter e os analisa em busca de características, como extroversão, condescendência, consciência, tendência à neurose, mente aberta e até valores como hedonismo, conservadorismo, curiosidade e harmonia social, relatou Tom Simonite em um artigo da Technology Review. Em seguida, o software usa essa análise para personalizar anúncios com mais chances de provocar uma resposta do consumidor.
“Nossa intenção é usar as redes sociais para obter informações sobre indivíduos”, explica Michelle Zhou, líder do Grupo de Pesquisas sobre Sistemas e Experiência do Usuário da IBM. “As pessoas com uma personalidade peculiar querem ver algo diferente”.
O software pode ser usado para enviar e-mails de marketing mais eficazes ou mensagens que aparecem quando os usuários se logam nas redes sociais. Também pode auxiliar as centrais de atendimento ao cliente a minimizar contratempos. Atualmente, a IBM recorre à sua base de clientes para testar o novo software.
Um potencial obstáculo para a análise do perfil são as pessoas que usam o Twitter de uma forma muito específica, como jornalistas especializados, explica Zhou. Qualquer pessoa que tenha visto um pop-up com anúncios depois de fazer uma pesquisa na internet sabe disso. Mas em geral, os tuítes são um bom indicativo da personalidade de uma pessoa. Para criar seus modelos, a IBM associou a atividade no Twitter a questionários psicológicos.
É claro que o objetivo da IBM é ir além do que a Amazon.com já faz com suas recomendações. Se os anúncios on-line pararem de oferecer cursos acadêmicos e segurança para redes sem fio nos quais não tenho o menor interesse, tudo bem. E se puderem me mostrar ofertas em queijarias locais e descontos em bicicletarias, então vão em frente: podem analisar meus tuítes à vontade.


Por Alyssa Danigelis

Comente com o Facebook: