Publicidade

Você conhece o Java? Pois é, conheça mais sobre ele! "Polêmicas".

Ainda que muita gente desconheça, o assunto é polêmico. Java! Você já ouviu falar? Bom, se for um profissional da área de tecnologia, provavelmente sim... mas para quem quer ficar por dentro do mundo "hi-tech" também é interessante entender. Em poucas palavras, Java é uma linguagem de programação; alguns talvez já tenham visto este símbolo: uma simpática xícara de café.  Pois é, o Java está por trás de uma série de coisas legais que o seu computador faz...
O Java é executado em mais de 850 milhões de computadores pessoais e em bilhões de dispositivos em todo o mundo, inclusive celulares e TVs. Mas talvez tenha sido essa popularidade que levantou a maior polêmica e diversos ataques à plataforma. No ano passado, uma série de falhas de segurança no plug-in do Java para navegadores de internet foi descoberta por hackers.
As vulnerabilidades foram usadas por criminosos para realizar diversos ataques virtuais. A Oracle, proprietária do Java, foi pressionada pelas grandes empresas que adotam a plataforma e lançou várias atualizações de segurança corrigindo mais de 40 vulnerabilidades no Java. Mas ainda assim, o plugin do Java é visto com desconfiança. Mas, talvez a culpa não seja da tecnologia...
É assim: tudo que está em evidência ou é muito popular é sempre alvo de ataques de críticas; no caso do Java, seja por seus concorrentes ou até pelo seu enorme número de usuários. Afinal, a plataforma é amplamente utilizada desde o início dos anos 90 e referência de mercado de desenvolvimento. Mas essa descoberta das falhas, claro, deixou todo mundo com um pé atrás. Especialmente porque o plugin do Java é usado por vários bancos em seus sites.
Mas além desse software para computadores e também dispositivos móveis, o Java é mais do que uma linguagem de programação computacional; é uma plataforma de desenvolvimento para diferentes dispositivos.
"Além de ele ter um compilador para escrever programas para sistemas de informações, ele também tem várias outras frameworks, na realidade, bibliotecas, previamente prontas que você pode usar em qualquer tipo de dispositivo: desktop, mobilidade, TV e páginas web. E não é justo com o Java compará-la com outras linguagens computacionais, já que ele é muito mais do que isso", explica Marcos Macedo, professor do Escritório de Projetos da Faculdade BandTec.
A tecnologia possibilita a criação de aplicações para a web, utilitários, jogos, aplicativos corporativos e muitos outros. Ainda assim, novas linguagens sempre surgem no mercado e batem de frente com o Java. A concorrência é boa, afinal, estimu"É bom ter outras concorrências, isso aquece o mercado. Mas eu vejo que as empresas ainda investem em Java e acho que demora até elas migrarem para outra plataforma. Estão surgindo outras plataformas questionando o Java e tentando encontrar vulnerabilidades nele. E a gente também não sabe se a Oracle vai fechar o Java, já que agora ela é proprietária da tecnologia, mas, acredito que ainda temos um período longo até esta mudança", comentou Macedo.

E você, sabe algo mais sobre Java? Tem alguma opinião sobre o assunto? Participe e registre seus comentários. Aproveite para conferir uma série de dicas de cuidados e até como desativar o plugin do Java da sua máquina. Essa, aliás, é a recomendação de alguns dos editores do Olhar Digital... Tem também uma reportagem que conta um pouco da história do Java. Você saber por que o símbolo é uma xícara de café? Os links estão logo abaixo do vídeo desta matéria. Confira e fique ligadola uma evolução e atualização constante dessas plataformas.
Veja o Vídeo: 

Comente com o Facebook: