Publicidade

Sistemas operacionais! Quais você conhece?

No final do ano passado fizemos inclusive um laboratório digital para avaliar o melhor entre os mais populares. Para quem não se lembra, sistemas operacionais são os softwares mais importantes de qualquer computador, que controlam praticamente todas as funções de qualquer máquina.
Normalmente quando se fala em sistemas...
operacionais, três nomes aparecem logo de imediato: Linux, um sistema operacional livre; Mac OS, o sistema das máquinas da Apple; e o super popular Windows, campeão de audiência. Mas pouca gente conhece ou experimentou o Chrome OS. Criado em 2009, o sistema é todo baseado na computação na nuvem; ou seja, ele não trabalha necessariamente com softwares, mas com aplicativos do próprio Google. Algumas empresas como Asus, Samsung e HP já produzem notebooks equipados com o sistema.
A última atualização do Chrome OS já indica a possibilidade de trabalhar com telas sensíveis ao toque. Entre outras novidades, a lista de aplicativos foi reformulada, assim você consegue acessar seus apps sem interromper a experiência de navegação. Há também uma caixa de buscas, que pode ser usada para pesquisar na web, em sites específicos ou até nos aplicativos instalados. Como qualquer outro sistema operacional, você pode personalizar o visual do seu computador. Talvez a principal vantagem do sistema do Google seja a simplicidade e a velocidade – afinal ele é todo baseado em web. Inclusive seus arquivos ficam no Google Drive, uma espécie de HD virtual.
O Windows 8, lançado em outubro do ano passado, foi a maior reformulação do sistema operacional da Microsoft. A ideia da nova plataforma é ser uma linguagem comum entre o mundo móvel, dos tablets e smartphones, e o dos computadores. O Windows 8 se organiza através de blocos; cada um corresponde a um programa ou aplicativo diferente. A nova interface, assim como a última versão do Chrome OS, também foi pensada para a nova geração de dispositivos com telas sensíveis ao toque. A nuvem também está presente – ao acessar um computador com o Windows 8, é possível se logar usando uma conta pessoal. Assim, os softwares e informações que você tiver armazenadas estarão disponíveis em qualquer máquina que você utilizar.
Também no ano passado, a Apple lançou a última versão do seu sistema operacional, o Mac OS X Mountain Lion. Um das novidades foi a função “AirPlay”, que possibilita espelhar a tela do seu computador em uma TV de alta definição sem a necessidade de fios, através da Apple TV. Por meio do iCloud – serviço de armazenamento na nuvem da Apple – as principais funções do Mountain Lion estão sempre online: e-mails, contatos, calendário, mensagens e muito mais; tudo sincronizado automaticamente por meio da nuvem com iPads e iPhones. A Apple criou ainda o chamado Mission Control; uma interface diferente do sistema operacional, em que cada aplicativo é transformado num ícone, como acontece nos tablets. Mais um sistema que caminha na direção das telas sensíveis ao toque.
Finalmente, chegamos ao Linux, um sistema de código aberto. Isso signifca dizer que qualquer pessoa pode usar, estudar e modificar o sistema como bem quiser. O Ubuntu é a plataforma mais popular. Tudo funciona de maneira bem parecida com o Windows ou o Mac OS. Assim como o Chrome OS – que, aliás, também é baseado em Linux –, um dos itens que chamam a atenção aqui é a velocidade e a leveza desse sistema operacional.
Uma última diferença importante entre os sistemas operacionais tem a ver co seu bolso: Windows 8 e Mountain Lion são pagos. Já o Chrome OS e o Ubuntu são gratuitos. Nos links logo abaixo do vídeo desta matéria você encontra os links para baixar a última versão do Ubuntu e também do sistema operacional do Google. Aproveite para conferir o último laboratório digital sobre sistemas operacionais. E não deixe de ver, também, como é possível instalar um sitema Mac OS num PC.  Para não perder o costume, deixe sua opinião nos comentários. Qual o melhor na sua opinião? Alguém aí já experimentou instalar um Mac OS num PC e criar um Hackintosh? Qual o resultado? Compartilhe sua experiência e suas opiniões com a galera mais conectada do Brasil. Participe!

Comente com o Facebook: