Publicidade

Você consome energia? Quanto?


Quanta energia você consomeSaber quanta energia você consome em um dia pode mudar seu estilo de vida? Os criadores do Leafully, Nathan Jhaveri e Tim Edgar, e o Departamento de Energia dos Estados Unidos acreditam que sim. A empresa start-up de Seattle venceu um concurso federal de aplicativos ligados à questão energética, o Apps For Energy...

O aplicativo monitora o uso da energia doméstica acessando informações da concessionária de fornecimento de energia do usuário. A página mostra uma estimativa da pegada de carbono da pessoa (indicada pelo número de árvores necessárias para zerar suas emissões), a origem do consumo e o que pode ser feito para reduzi-lo. As de emissões de carbono dos veículos, segundo a média nacional, também estão incluídas na pegada, mas podem ser modificadas de acordo com o uso específico do usuário.
Uma tabela interessante mostra a quantidade de “energia de stand-by” de uma residência, ou seja, a energia consumida por equipamentos elétricos quando estão ligados à tomada, mas não estão sendo utilizados. Por exemplo, uma impressora ligada à tomada consome energia mesmo quando não está imprimindo.
O objetivo é incentivar as pessoas a mudar seus hábitos de consumo ou comprar eletrodomésticos com maior eficiência energética, cujos custos iniciais são maiores, mas compensam em alguns anos.
Confira o vídeo de demonstração abaixo (em inglês), e se gostar da ideia, vote nela (ou em outras) no site Apps For Energy.
Por Christina Ortiz
Fonte: GeekWire

Crédito: Leafully

Comente com o Facebook: