Publicidade

Como criar um Provedor de Internet á rádio.


Utimamente estava pensando em criar uma nova receita para o meu negócio...  Eu poderia comercializar sinal de internet, mas é muito caro teria que adquirir equipamentos caros contratar mão de obra especializada...  Tanta coisa que até pensei em desistir desta nova receita.
Mas eu ainda não havia desistido, ai resolvi montar uma rede de compartilhamento em minha própria casa, até ai tudo bem! Comprei um roteador wireless...
um modem alguns metros de cabos de rede, e hoje distribuo sinal de internet para três pessoas em meu bairro, tudo isso com equipamentos simples e barato tipo: conectores Rj45, Cabos de rede, Roteador, Modem sinal de internet Banda Larga... Em fim conseguir fazer um mini provedor de internet e posso até distribuir sinal  Wi-fi  para mais pessoas, só querer...
Ai fique me perguntando... Como posso profissionalizar este compartilhamento de internet? Como posso ter o controle de todas as pessoas em minha rede? Como posso usar um programa que faça o gerenciamento de toda a rede, e que possa desconectar conectar as pessoas da rede? E pra acabar de completar uma pessoa no facebook me adicionou e fez a tal pergunta: se eu sabia alguma coisa sobre Linux e mikrotik ai respondi que mais ou menos... Motivado por esta pergunta procurei estudar mais sobre isso e percebi que eu poderia criar um provedor de internet a rádio e seria relativamente  barato e simples, preparei um E-book resultado de meus estudos... E resolvi postar aqui no blog. Espero que vocês possam aproveitar como eu, essas informações Vejam um pouco do E-book e depois se preferir estudar mais só baixar todo o conteúdo.

Um pouco do E- book...

                         O que preciso para ter um provedor de internet a radio?

A tecnologia atual propiciou a popularização dos serviços antes restrito à grandes empresas, a 8 anos atrás um provedor de acesso a internet requeria um grande investimento em infraestrutura tornando-se um serviço exclusivo que na maioria das vezes as teles dominavam.
Hoje o sol nasce para todos, para você prover internet não precisa grandes equipamentos mainframe ou coisa do gênero, basta apenas um roteador e pronto claro que deve-se guardar as devidas proporções, pois o nível de distribuição restringe-se ao nível de infraestrutura que você possui.
Então você deve está se perguntando e o que preciso para montar meu provedor de acesso a internet ou ISP (Internet Service Provider).
Bom vamos listar por tópico para você se organizar. Iremos listar os equipamentos que este e-book se refere.
Inicialmente você precisará de uma conexão de internet, como estamos falando de provedor e não compartilhamento de conexão adsl recomendamos que você adquira junto as operadoras um link próprio com a internet, ou um link dedicado. Os valores cobrados pelas teles variam muito e inclusive são negociáveis, geralmente os preços são muito parecidos porém a qualidade do serviço vai variar de acordo com a garantia de banda que a tele oferece.
No capitulo principais fornecedores você encontrará os links das teles e os serviços prestados.
Ø  2 . Roteador para gerenciar e distribuir a conexão, neste tópico subdividiremos em partes para que você possa montar ou adquiri o routerboard à sua preferência.
Montagem do router: Leia em arquivos suporte / montando caixa hermetica.pdf
Itens necessários:
Ø  1. Computador ou router board 2.Placa Wireless 3.Placa Ethernet 4.Caixa hermética 5. Antenas 6. Torre 7. Escada 8.Sistema para verificação do sinal
Os itens listados não constam cabos, pigtails, régua de alimentação e nobreak pois esses itens são dedutivos no momento da própria construção do sistema. Abaixo descrevemos cada item descrevendo sua utilidade.
ü  Computador:
Apenas placa mãe, processador, memória, HD e fonte de alimentação (drive de CD-ROM, e monitor apenas para instalação inicial)
Computador com routerOS montado em caixa hermética.
Placas de rádios compatíveis com o routerOS:
O mikrotik trabalha com uma lista de hardware compatíveis, no brasil você encontrará muitos...  Clique aqui para baixar o E-book

Comente com o Facebook: