Publicidade

SplinterBike: a primeira bicicleta 100% de madeira


  A bicicleta chega aos deficientes visuais no México.Depois de presenciar o Tour da Grã-Bretanha, um ciclista inglês desafiou um amigo artesão que trabalha com madeira a fabricar uma bicicleta sem nenhuma peça de metal, plástico ou borracha.
 Assim nasceu a SplinterBike, provavelmente a primeira bicicleta fabricada inteiramente com material biodegradável. Segundo seus criadores, é tão funcional que atinge uma velocidade de quase 50 quilômetros por hora...
Embora existam vários modelos de bicicleta com peças de madeira, não existem registros anteriores de uma bike feita apenas com este material. Até mesmo o assento, as manoplas e a corrente são feitos totalmente de madeira, e não levam um único parafuso (a bicicleta não tem freios).
Trata-se de uma criação única e criativa, mas para que serve realmente uma bicicleta de madeira? Certamente, não é prática ou funcional para o uso cotidiano, mas demonstra que designers e fabricantes podem repensar a forma e os materiais com que constroem qualquer coisa.
Diante da crise ambiental e do desafio de consumir menos e melhor, exemplos deste tipo nos ajudam a refletir e nos inspiram a criar um futuro com menos impacto e mais criatividade.
As partes mais complexas talvez sejam a caixa de pedais e a corrente, problema resolvido com um sistema de seis discos de engrenagem, que conectam os pedais à roda traseira.
Segundo o Guardian, a montagem exigiu mais de mil horas de trabalho e o apoio de patrocinadores. O próximo passo é superar a velocidade atual da bike, e para isso, os inventores da SplinterBike están buscando mais recursos e patrocinadores.
Fonte: Discovery Brasil

Comente com o Facebook: